12 de setembro de 2013

Recrutamento Santa Casa da Misericórdia de Lisboa


Oportunidades de carreira


Recursos Humanos
A Direção de Recursos Humanos serve toda a instituição, com o objetivo de contribuir para a eficiência e o bem-estar do capital humano da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Numa perspetiva global, assume o planeamento estratégico da gestão das pessoas. Procura desenvolver a adequação dos perfis profissionais às funções a desempenhar, de acordo com as necessidades e prioridades de todas as estruturas e serviços da Santa Casa e com as próprias expetativas dos trabalhadores.

As atribuições da Direção de Recursos Humanos abrangem áreas diversificadas, que se complementam. Vão desde a seleção e recrutamento de pessoal, avaliação das competências, consolidação e controlo orçamental, à própria elaboração e execução do Plano e Orçamento.

Com uma visão integradora da instituição, a sua missão passa também pela divulgação do código de ética, conduta e cultura institucional, pela gestão de meios, pelo estudo e implementação de propostas de regulamentos que suportem a gestão de recursos humanos, pela modernização dos processos e procedimentos administrativos.

A Direção de Recursos Humanos é responsável ainda pela gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, pela Unidade de Formação e pelo Gabinete de Apoio Social, que operacionaliza as políticas de apoio social aos colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Formação e Qualificação
A valorização dos colaboradores é um objetivo importante para a Direção de Recursos Humanos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. É nesse sentido que a Unidade de Formação trabalha, numa lógica de estimular a aprendizagem ao longo da vida.

A formação para colaboradores é promovida e organizada pela Unidade de Formação da Direção de Recursos Humanos. Compete-lhe assegurar, no âmbito dos objetivos globais da Direção, a conceção, comunicação e operacionalização de políticas de Recursos Humanos e o desenvolvimento de propostas que valorizem as competências e o enquadramento socioprofissional dos trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Com efeito, a Unidade promove mais de uma centena de cursos, anualmente, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento cultural, económico e social dos trabalhadores, assim como de permitir a adaptação às transformações tecnológicas. Favorecendo, ao mesmo tempo, a promoção social das pessoas.

A Unidade de Formação concebe e operacionaliza planos e ações de formação que considere relevantes e coerentes com a missão e objetivos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, suportados na identificação de necessidades de desenvolvimento de competências, técnicas e comportamentais.

Além das ações que constam do plano interno, esta Unidade apoia ainda formações ou especializações que os próprios colaboradores procurem em entidades externas para a sua valorização profissional.

Gabinete de Apoio Social
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) é uma instituição vocacionada para o apoio social, sensível e atenta aos problemas e carências das pessoas. Os seus trabalhadores não poderiam ficar de fora deste cuidado. Numa perspetiva de "olhar para dentro", a Mesa da SCML criou um Gabinete, no âmbito da Direção de Recursos Humanos (DIRH), específico para promover o bem-estar biopsicossocial das pessoas que fazem parte da equipa da Santa Casa.

O Gabinete de Apoio Social (GAS) dos Recursos Humanos começou oficialmente a sua atividade no início de 2012, refletindo a adoção de uma política que privilegia os colaboradores (no ativo e reformados). Pretende promover e contribuir para a prevenção, redução ou resolução de situações de vulnerabilidade, quer sejam de carácter económico, social, cultural, profissional ou familiar.

Dada a complexidade e a heterogeneidade das situações existentes, a intervenção assume uma dimensão interdisciplinar e integrada, contando atualmente com cinco especialistas de áreas diversas, como Serviço Social, Psicopedagogia e Psicologia Clínica. O Gabinete recebe diariamente todos os trabalhadores que o contactem, procurando estabelecer uma relação de reciprocidade, confiança, consciência ética e garantindo o direito da pessoa à identidade e à privacidade, à equidade e à diferenciação positiva.

A intervenção desenvolvida pelo GAS/DIRH visa apoiar os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a utilizar e melhorar as suas capacidades e competências para a resolução dos problemas; e a identificar e promover a construção de novas relações de pertença e autonomia no acesso aos recursos disponíveis.

O processo de ajuda centra-se na pessoa e na sua interação com os diferentes sistemas sociais, adequando-se o apoio às necessidades, perfis e potencialidades, na procura de situações alternativas.

O Gabinete constitui-se como uma instância de mediação entre o trabalhador, a família e a comunidade, estabelecendo parcerias com diversas entidades

Oportunidades de Carreira
Acreditamos que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa oferece um desafio de carreira a todos quantos se identifiquem com os valores, cultura e missão da instituição.

Os curriculos deverão ser enviados para o e-mail recrutamento.dirh@scml.pt ou, por correio, para o Setor de Expediente e Informação da Direção de Recursos Humanos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Largo da Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa.

Além das oportunidades em aberto estamos disponíveis para receber os curriculos de todos os que possam estar interessados em fazer parte da nossa equipa nas várias áreas da Instituição. São guardados para as oportunidades que vão surgindo.

Os perfis dos nossos colaboradores enquadram-se nas seguintes áreas de atividade:

a. Ação Social: Serviço Social, Psicologia Clínica e de Intervenção Comunitária, Sociologia, Animação Sociocultural, outras funções de Suporte na Ação Social, designadamente, Ajudante de Lar e Centro de Dia e Ajudante Familiar.
b. Educação e Formação Profissional: Educação Infantil, Educação Social, Atividades de Tempos Livres, Formação Profissional.
c. Ensino Superior: Fisioterapia, Terapia da Fala, Reabilitação e Terapia Ocupacional.
d. Saúde: Medicina, Farmácia, Enfermagem, Diagnóstico e Terapêutica.
e. Jogos Sociais: Prospeção Comercial, Marketing, Call Center, Manutenção de Equipamentos On-line.
f. Património Imobiliário: Engenharia, Arquitetura, Manutenção de Património Imobiliário.
g. Ação Cultural: Museologia, Biblioteca, Arquivo e Documentação.
h. Áreas Instrumentais de Suporte: Financeira e de Contabilidade, Recursos Humanos, Tecnologias e Sistemas de Informação, Assessoria Jurídica, Auditoria e Inspeção, Planeamento e Organização, Relações Públicas e Comunicação, Logística, Aprovisionamento e Transportes, Segurança e Higiene no Trabalho.

Em caso de candidatura a estágio deverão enviar os currículos para estagios.dirh@scml.pt.

Oportunidades de carreira

Partilha